GPACK

Início    -   Informações   -   Mapa do Site   -   Email
  Quem Somos | Produtos | Clientes | Parceiros | Central de Vendas  
Faça parte desta história  
 
Entrevista sobre o mercado brasileiro de embalagens

Entrevista dada por Sérgio Haberfeld, presidente da Abre (Associação Brasileira de Embalagem); ULADE – Unión Latinoamericana del Embalaje; World Packing Organization, e vice-presidente da Abief – Associação Brasileira de Embalagens Flexíveis

Quais os maiores desafios do empresário do setor de embalagem ?

O custo é notório. Por outro lado, para se obter o acesso à tecnologia é preciso aliar-se a alguma empresa internacional. A melhor forma encontrada pelas empresas estrangeiras é a participação acionária. Para que isto ocorra, a empresa brasileira deve estar bem estruturada, com os impostos em dia, e legalizada; o que é impossível para as pequenas e médias, devido a recessão e as altas taxas impostas no país.

Outro problema: atualização da mão de obra. A entrada tardia da informática no Brasil em 1990 foi algo assustador. A reserva de mercado deixou o Brasil pelo menos 10 anos atrás de outros países. Há que considerar-se os altos custos dos softwares, numa época de alta competitividade e globalização.

As empresas que migraram para as regiões norte e nordeste encontraram uma mão-de-obra bem menos preparada em comparação ao sul e sudeste. Esse treinamento não saiu caro ?

Alguns estados do sul e da região nordeste oferecem grandes vantagens fiscais (é a chamada Guerra Fiscal), viabilizando a instalação de indústrias na regam. Quanto menor a região, mais fácil se torna a comunicação e as parcerias com os Governos estaduais, o que não ocorre em São Paulo.

É claro que estas regiões emergentes apresentam uma base menor, mas ainda assim, as empresas de embalagem cresceram no ano passado mais que 5%. Trata-se de regiões com grande potencial. A qualificação profissional é bem menor, porém o custo de formação é mais barato do que aplicar isto na região sudeste, onde foram criadas grandes limitações devido a ações sindicais.

Os sindicatos dos trabalhadores se enfraqueceram , atualmente, mas por força da Lei, não se reduz salários em troca de benefícios como a formação profissional. Ao longo dos anos foram acrescidos tantos benefícios e vantagens, que não dá para comparar a folha de pagamento do norte e nordeste com o que é pago em São Paulo. Mesmo pagando-se pelo treinamento do funcionário nas outras regiões, o custo ainda torna-se muito mais baixo do que o menor salário pago em São Paulo.

Em termos de qualidade e preço, o Brasil encontra-se apto para exportar suas embalagens ?

O custo dentro da fábrica é idêntico ao internacional, porém o montante de impostos, as taxas rodoviárias e portuárias, acrescidas aos nossos produtos torna impraticável a exportação. Mesmo assim, algumas empresas ousam vender para o exterior, com margem de lucro menor.

No Brasil, no setor de embalagens flexíveis, tem-se empresas com um grande potencial de exportação para a América Latina

Como foi a evolução das indústria de embalagem no Brasil nos últimos anos ?

No Mercosul, o Uruguai , onde a principal atividade econômica é a produção de frutas, é um emergente comprador de embalagens. O fortalecimento do Mercosul causa impactos favoráveis às atividades comerciais do país, tornando-o cada vez mais atraente para as empresas de diferentes partes do mundo.

O Mercosul (Mercado Comum do Sul), é um processo cuja viabilização se sustenta em três pontos : globalização e regionalização da economia; decisão política dos governos de criarem, na área, um projeto estruturado na regionalização, e determinação de uma nova orientação da economia, visando estabilidade e um efetivo programa de abertura econômica.

Há que se considerar que no caso do Brasil/Argentina, os interesses são divergentes. Enquanto os argentinos exportam 9% de sua produção total para o Brasil, a Argentina absorve apenas 3% das exportações brasileiras.

Em um nível mais global, o principal entrave é que os brasileiros encaram o Mercosul com um investimento a longo prazo, enquanto os empresários dos outros países envolvidos no projeto, apostam num investimento com resultados imediatos.

Fonte: http://www.furg.br/portaldeembalagens

 
 
Quem Somos | Produtos | Clientes | Parceiros | Central de Vendas
Copyright 2004 G-Pack Representações Comerciais Ltda.    Início    -   Informações   -   Mapa do Site   -   Email